quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Dados que apoiaram a formulação da teoria Darwinista

Dados geológicos

Para formular a teoria, Darwin utilizou dados da geologia tendo como influência Charles Lyell e os seus princípios: "as leis da natureza são constantes no espaço e no tempo; deve explicar-se o passado a partir dos dados do presente; e, na longa história da Terra ocorreram mudanças geológicas lentas e graduais". Darwin aplicou os princípios de Lyell aos numerosos fósseis que observou e às conchas marinhas incluídas em rochas a milhares de metros de altitude, que encontrou durante a sua viagem no Beagle, e percebeu que a Terra sofreu uma evolução lenta e gradual. Assim, Darwin supôs que os mesmos fenómenos teriam ocorrido na biologia, ou seja, a vida tinha evoluído lenta e gradualmente.
Dados biogeográficos
Para formulação da sua teoria, Darwin baseou-se na diversidade de seres vivos, na espécie exótica que por vezes apresentam e, na fauna e na flora que diferem de continente para continente e das montanhas para os desertos. Através das observações feitas às tartarugas e aos tentilhões das Ilhas Galápagos, Darwin concluiu que as diferentes espécies tinham um ancestral comum e a sua diferenciação foi condicionada pelas características peculiares da ilha onde se encontravam.
Selecção artificial
Para explicação da evolução de espécies, Darwin contou com a sua experiência como criador de pombos, pois podia intervir directamente em processos de selecção artificial. Pela observação que se fazia, os animais da mesma espécie pareciam todos iguais, mas na realidade tinham algumas características diferentes, podendo escolher-se algumas características e juntando-as, para assim os descendentes terem as características que se seleccionavam. Os animais e as plantas que assim são obtidos, são diferentes dos seus ancestrais.
Fonte:
Livro: "Terra, Universo de Vida 11 - Biologia" - Porto Editora

1 comentário:

António Varela disse...

Muito bem. No entanto, faltam dados.
As referências?